Uma instituição canónica gerida pelos valores clássicos e movida pelo compromisso.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Centro Social da Paróquia S. Lázaro (CSPSL) dispõe da resposta social de S.A.D. (Serviço de Apoio Domiciliário) que procura auxiliar as pessoas idosas e/ou outras, em situação de dependência, na satisfação das suas necessidades básicas diárias. 

Trata-se de uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a pessoas idosas e/outras e suas famílias quando, por motivo de doença, dependência, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Atualmente o S.A.D. do CSPSL tem capacidade para 40 utentes e presta um conjunto de serviços – Alimentação, Higiene Pessoal, Higiene Habitacional, Tratamento de Roupas – no domicílio habitual de vida dos utentes, promovendo a continuidade da sua autonomia e prevenindo o agravamento das suas situações de dependência. Disponibilizamos ainda outros serviços complementares como apoio psicossocial e atividades de animação e socialização.


Consulte aqui o regulamento interno.

Serviço de Apoio Domiciliário - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Centro de Recursos Para a Inclusão - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) do Centro Social da Paróquia de S. Lázaro integra a rede nacional de Centros de Recursos para a Inclusão tutelada pelo Ministério da Educação. Desenvolvendo a sua ação em conformidade com os princípios de inclusão educativa e social e na promoção da igualdade de oportunidades, expressos na Declaração da Salamanca, no D.L. nº 3/2008 e no Dec-Lei 54/2018.

Através do estabelecimento de parcerias com Agrupamentos de Escolas, o CRI disponibiliza uma equipa de técnicos especializados para intervir em contexto com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que frequentam o ensino regular, abrangendo todos os níveis de ensino, desde o 1º ano até ao fim da escolaridade obrigatória.

Os CRI, em parceria com os Agrupamentos de Escolas (AE) protocolados, desenvolvem a sua actividade sustentada num Plano de Acão.

O Plano de ação define e fundamenta os apoios especializados a prestar pelos CRI, previstos nos Programas Educativos Individuais. Os apoios especializados abrangem a área da Psicologia, Fisioterapia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Actividades pré-profissionais e de transição para a vida pós escolar.

Destinatários:

Alunos nas faixas etárias dos 6 aos 18 anos, comunidade escolar (professores, auxiliares) e respectivas famílias dos alunos que frequentam os 15 Agrupamentos de escolas parceiros, abrangendo os concelhos de Braga, Vila Verde e Amares.

Agrupamentos Parceiros:

  • Externato Infante D.Henrique, ALFACOOP
  • Braga Oeste
  • Mosteiro e Cávado 
  • Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde
  • Prado, Vila Verde
  • Vila Verde
  • Amares
  • Celeirós, Braga
  • Real, Braga
  • D.Maria II, Braga
  • Dr. Francisco Sanches, Braga
  • Trigal de Santa Maria, Braga
  • Maximinos, Braga
  • Sá de Miranda 
  • Carlos Amarante

Objetivos:

  • Promover a participação dos alunos com NEE nos seus contextos naturais de vida (comunidade, escola e família);
  • Avaliar crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente;
  • Desenvolver práticas de intervenção transversais a toda a comunidade educativa;
  • Prestar apoios especializados, que tenham subjacente uma abordagem holística e não meramente terapêutica ou reabilitativa;
  • Desenvolver os potenciais funcionais dos alunos com NEE, criando condições facilitadoras da aprendizagem;
  • Contribuir para a criação de condições necessárias para a participação e o relacionamento baseado na equidade entre todos os alunos.

Consulte aqui o regulamento interno.

CANTINA SOCIAL

A Cantina Social surge no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, promovido pelo Instituto de Segurança Social, I.P. que, através de um conjunto de entidades consideradas representativas do sector solidário, estabeleceu protocolos, que permitam apoiar os mais necessitados.

Com esta resposta social, procuramos atuar nas situações mais vulneráveis em termos de carência alimentar, potenciando os recursos existentes no fornecimento de refeições diárias.

Os critérios para o acesso a este apoio são definidos e geridos pelo Instituto de Segurança Social, I.P., pelo que, os candidatos podem solicitar junto do organismo. 

Atualmente, o CSPSL fornece diariamente refeições a 20 pessoas, número esse protocolado. 


Consulte aqui o regulamento interno.

Cantina Social - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

O bem-estar, a distração, o conforto e o sorriso amigo e de quem quer o bem, são diariamente transmitidos

CRIAS

CRIAS - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

Face ao aumento progressivo de casos HIV no início dos anos 90, e quando já se previa que atingisse uma extensa camada da população ultrapassando os iniciais grupos de risco (homo/bissexuais e toxicodependentes), é reconhecido o carácter multidimensional deste problema (biológico, social, cultural, psicológico, ético/moral, jurídico, económico e político). É com base nestes pressupostos que surgiu a necessidade premente de criar uma resposta de apoio a seropositivos e/ou doentes com sida e respetivas famílias. 

O Centro Social da Paróquia de S. Lázaro deu os primeiros passos para a concretização deste projeto em 1993, aceitando o desafio lançado pela Segurança Social, através de acordo de cooperação com o serviço Sub-Regional de Braga/CRSS do Norte, com a Sub-Região de Saúde de Braga/ARS do Norte e com a Comissão Distrital de Luta Contra a Sida.

Em 1995, inicia a sua atividade, com o atendimento e apoio domiciliário, a funcionar em instalações provisórias, e mais tarde, em 1997, passa a dispor de instalações próprias para a Unidade Residencial, a funcionar no edifício da sede, na freguesia S. Lázaro em Braga, com capacidade para 5 utentes. O CSPSL é uma Instituição gerida pelos valores clássicos do setor social, movidos pelo compromisso com o utente, na procura de uma maior qualidade de vida.


Consulte aqui o regulamento interno.

UBATI

A UBATI – Universidade Bracarense do Autodidata e da Terceira Idade é um projeto que remonta a outubro de 1989, destinada a pessoas acima dos 65 anos. Foi criada com o propósito de promover o enriquecimento do ser humano, quer através do relacionamento de pessoas quer pela possibilidade oferecida a todos, de crescerem em termos pessoais, sociais, culturais e de conhecimentos. É um espaço que potencia a amizade, onde as pessoas possam sentir-se de bem com a vida: acolhidas e integradas na UBATI. 

O enriquecimento cultural e intelectual, são vetores fundamentais para um envelhecimento ativo, saudável e dinâmico. Envelhecimento positivo e bem-sucedido. A UBATI permite aos seus utentes o acesso a variadas áreas disciplinares que vão das mais académicas (Ex: História de Braga, Psicologia, Teologia, Informática, …), às mais lúdicas (Ex: Yoga, Pintura, Cavaquinhos), entre outras de interesse. Complementa com atividades de cultura (visita a museus) e de lazer e entretenimento (passeios, festas temáticas). 

O conhecimento técnico subjacente a cada área, dotadas das ferramentas e infraestruturas adequadas, constituem a base da nossa competência ao serviço do utente. 

A promoção de atividades que permitam a partilha da experiência e conhecimento individual de vida, seja em termos pessoais, seja em termos profissionais ou académicos, proporciona momentos de lazer com qualidade. Nunca é tarde para aprender!  

Depois de já ter passado por outras instalações, atualmente dispõe de dois apartamentos na Avenida da Liberdade onde acolhe a totalidade dos seus utentes. A capacidade atual é de cerca de 120 utentes.

Consulte aqui o regulamento interno.

UBATI - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

APOIO ALIMENTAR - FEAC

Apoio Alimentar - FEAC - Centro Social e Paroquial de S. Lázaro

O FEAC - Fundo Europeu de Apoio a Carenciado, surge em 2014 para substituir o PCAAC - Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados. Este programa tem como objetivo a distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade junto das pessoas mais carenciadas.

Os candidatos devem solicitar o seu pedido de apoio ao Instituto de Segurança Social, I.P. onde posteriormente serão contatados por uma técnica de Serviço Social para avaliar a situação. As pessoas selecionadas, segundo critérios económico-sociais, serão depois encaminhadas para uma Instituição. 

O CSPSL faz parte da rede de apoio à distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, distribuindo mensalmente a muitas famílias carenciadas. Trata-se de um apoio não-financeiro, mas que permite fazer chegar às famílias, os bens alimentares necessários para a subsistência diária.